Total de visualizações:

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Oficina de dedoche para Festa Julina ou Folclore

Outro dia fiz uma atividade que adoro com minhas crianças na escola!
Engraçado que as pessoas acham que nós da Educação Física não temos habilidades artísticas! Um ledo engano, pois tive muitas disciplinas na faculdade, que abordavam este tipo de atividade.
Temos que observar que estas atividades trabalham o cognitivo, a coordenação motora fina, noção espacial, criatividade e, muitas vezes, a expressão corporal, quando finalizada com uma apresentação, por exemplo.
Aproveitando o tema das festas juninas, fiz com eles uns dedoches, feitos de papel e arrumamos uma caixa pra ser nosso palco da apresentação. Eles amaram!
Após pronto, nós fomos ao "palco" e criamos alguns diálogos, usando a linguagem dos "caipiras", falamos sobre as quadrilhas, cantamos músicas como "Cai cai Balão" entre outras manifestações que foram surgindo, conforme o grupo.
Elaborei uns dedoches previamente desenhados para eles pintarem e em um segundo momento, eles mesmo desenharam os seus. Por vezes eu colava, por outras as crianças colavam as partes dos dedoches.
Cortei um chapéu para os caipiras, em outro papel colorido para colar no dedoche e alguns lacinhos para serem colados nas caipiras.
Algumas professoras viram e me pediram o molde! Bem, então resolvi postar aqui para vocês terem uma ideia e usar a criatividade de vocês com os pequenos!
Como hoje em dia existe uma cola mais prática e fácil para e.va. levei alguns modelos no shopping para esta mesma oficina. Eles amaram os dedoches em E.V.A.! Ficaram lindos e fofos!
Quem já finalizou os trabalhos das festas juninas pode praticar esta oficina em comemoração ao folclore, em Agosto! Com personagens como Emília, O Boto, Boitatá, Curupira, entre outros e trabalhar não só as lendas em textos, interpretação, dança, mas com teatro de fantoche! Que tal?
É só cortar dois retângulos iguais, arrendondá-los em uma das pontas (para fazer o formato da cabeça) e colá-los, deixando o lado reto sem cola, para ser colocado o dedo ou um palito para manusear melhor o dedoche. Pode-se também cortar um círculo para a cabeça e colá-la no corpinho, como no exemplo do palhaço e noivinha abaixo.
Vamos lá, mão na massa!






Nenhum comentário:

Postar um comentário