Total de visualizações:

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festa Junina - Parte II

Boa noite!!
Tive oportunidade de estar trabalhando em uma festa junina, neste Domingo, em um shopping e foi muito legal!
Pude constatar que, além das crianças, os adultos ainda curtem as brincadeiras e a quadrilha tradicional. Fiquei muito feliz com a receptividade e descontração de todos, inclusive da equipe que estava trabalhando. Já estou animada para encontrar outra festinha parecida com esta!! Só faltou mesmo a comida típica!!!

sábado, 25 de junho de 2011

É tempo de FESTA JUNINA!!

ADORO esta época! Pena que, inclusive no âmbito escolar, está cada vez mais difícil encontrar festas típicas e tradicionais. Infelizmente. Muitos educadores acham chato esta repetição... já ouvi "todo ano é igual" porém acho que esquecem que pode ser "igual" para nós, porém cada turma, cada aluno é um aprendizado novo.
Nada contra inovação, mas ritmos que não fazem parte da tradição desta festa deveria estar de fora de apresentações na escola.
Uma batida ou outra, uma mixagem, uma inovação acho aceitável, mas deturpar completamente, por conta de um modismo acho até mesmo repugnante.
Como trabalhar a tradição e valorização da cultura se os próprios educadores não conseguem manter esta tradicional festa junina?
Festa junina é tempo de casamento na roça, quadrilha, fogueira, barraquinhas, bandeirinhas, cocada, milho verde, maçã do amor, pau de sebo, corrida do saco, boca do palhaço, forró e muita dança, música e animação! 
Pena mesmo é que apenas continue a prática ilegal de soltar balões. É um risco! E, a escola mais uma vez, poderia estar de mãos dadas a esta conscientização.
Hoje em dia, está cada vez mais difícil encontrar festas de rua deste tipo, então nada melhor do que a escola para manter a tradição! 
Estou em busca de festas juninas, no Rio de Janeiro, que valha a pena conferir!! Se alguém souber, indique!!!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A ideia é reciclar!

Olá!
Andei sumida, mas estou de volta!!
A minha ideia principal da criação deste blog não era apresentar atividade com material reciclado, mas como surgiram oportunidades nesta área, gostaria de compartilhar alguns trabalhos que fiz.
Tirando o fato de uma necessidade de planejamento, por conta da coleta de materiais, esse tipo de trabalho é muito interessante tanto para crianças quanto o custo baixo, por exemplo, de se tornar um brinde ou presente para papais, mamães, vovós e os próprios alunos, em dias especiais na escola.
Uma oficina de dedoche além de aprimorar a coordenação motora fina, também trabalha a criatividade, tanto na confecção quanto na exploração de histórias, lendas, contos e textos produzidos pelos alunos, posteriormente ao trabalho manual. 
Uma oficina da natureza pode se trabalhar a sustentabilidade, a qualidade do ar, consciência ambiental, responsabilidade social, organização e planejamento, entre outros. Utilizando-se de materiais recicláveis para a confecção de vasos para plantio de mudas ou sementes (feijão, girassol, etc) também trabalha a criatividade e a coordenação motora fina.
Ideias simples para servir de base para brinde/presente sustentável, com material reciclado.
Podemos incluir aí cola colorida, fitinhas e laços, tinta guache, grãos de feijão e uma infinidade de enfeites elaborados pelos alunos, para caprichar ainda mais no produto final!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Atividade de apresentação

Adoro esta atividade!
Com um simples barbante, podemos conhecer melhor as pessoas, suas experiências e ideias.
E, ao final, podemos utilizar a "rede" ou "teia" criada para diversas atividades posteriores, como: formas geométricas, brincadeira "cama-de-gato", história, estória criativa, teatro sobre os pescadores, rede de relacionamentos, socialização, etc.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ludicidade

Antes de iniciarmos com ideias de atividades lúdicas, vamos refletir um pouco o que vem a ser a ludicidade.
Será  que ela está presente em qualquer brinquedo ou qualquer objeto colorido e chamativo? O que faz algo ser realmente lúdico?
Bem, primeiro é preciso compreender que a ludicidade está ligada diretamente ao aprendizado. Se não existir o agente lúdico, dificilmente o objeto lúdico terá sua real função.
Muito cuidado, porque hoje é muito comum encontrarmos o termo "lúdico" como sinônimo de qualquer produto direcionado ao público infantil.
Nós sabemos que a aprendizagem existe desde que somos concebidos até nossa morte, ou seja, aprendemos a vida inteira e não apenas em nossa infância.
Segundo Piaget, "a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável à prática educativa”. Ou seja, já na época de Piaget, a ludicidade estava diretamente relacionada à educação. Porém, eu afirmo que enquanto seres em constante aprendizagem, a abordagem lúdica sempre é o melhor caminho para fixar uma ideia, informação e conteúdo.
Não é à toa que, em muitos cursinhos pré-vestibular, algumas disciplinas usam recursos de música para fixar um conteúdo.
A ludicidade é uma abordagem, é um recurso e um meio onde a informação atrai ao ponto de chamar a atenção do indivíduo e cria uma maneira de fixar na memória aquele momento.
O que ocorre é uma melhor aceitação da criança ao lúdico. É a forma natural dos primeiros contatos com a recepção de novas informações.
O tema é extenso para se discutir em um blog. Falo muito em meus workshops e cursos sobre este assunto e não devemos confundir com a recreação ou o lazer. São temas bem distintos, porém que se misturam e, às vezes, também se completam.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia do Meio ambiente

No último dia 05, participei em um shopping de Niterói, com minha equipe, do Dia do Meio ambiente.
Em apenas 2 horas, conseguimos realizar um teatro educacional, abordando temas como: responsabilidade social, lixo, sustentabilidade, reutilização de material reciclável, consciência ambiental, entre outros; recreação e atividades lúdicas abordando o descarte correto do lixo, assim como brincadeiras utilizando material reciclável; e, por fim, realizamos uma oficina de reciclagem, onde cada criança criava seu carrinho ou ônibus,  a partir de caixa de leite ou de suco.
Em atividades simples, em pouco tempo, as crianças se divertiram, usaram a imaginação, criatividade e aprenderam com prazer sobre a prática cotidiana de consciência ambiental e social! Foi demais!!!

Para começo de conversa...

Bom dia, pessoal!
Para começo de conversa, vou explicar o porquê resolvi criar um blog.
Em minhas andanças, como educadora e agente lúdico, resolvi facilitar pelo meio da internet, um espacinho para troca de ideias e sugestões na área. Mas na verdade, irei colocar um pouco de tudo: arte, música, informação, ludicidade, ideias, desabafos, divulgação de cursos,... afinal, um blog torna-se um diário on line, onde posso me expressar e conhecer novas pessoas, além de compartilhar minha experiência e meu trabalho.
Espero que eu consiga acrescentar algo de BOM para pelo menos uma pessoinha. Já me sentirei realizada!
Estejam a vontade para criticar, dar sugestões e trocar ideias.
Bem, aí vamos nós!
Beijinhos lúdicos e tenham um excelente dia!