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quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ludicidade

Antes de iniciarmos com ideias de atividades lúdicas, vamos refletir um pouco o que vem a ser a ludicidade.
Será  que ela está presente em qualquer brinquedo ou qualquer objeto colorido e chamativo? O que faz algo ser realmente lúdico?
Bem, primeiro é preciso compreender que a ludicidade está ligada diretamente ao aprendizado. Se não existir o agente lúdico, dificilmente o objeto lúdico terá sua real função.
Muito cuidado, porque hoje é muito comum encontrarmos o termo "lúdico" como sinônimo de qualquer produto direcionado ao público infantil.
Nós sabemos que a aprendizagem existe desde que somos concebidos até nossa morte, ou seja, aprendemos a vida inteira e não apenas em nossa infância.
Segundo Piaget, "a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável à prática educativa”. Ou seja, já na época de Piaget, a ludicidade estava diretamente relacionada à educação. Porém, eu afirmo que enquanto seres em constante aprendizagem, a abordagem lúdica sempre é o melhor caminho para fixar uma ideia, informação e conteúdo.
Não é à toa que, em muitos cursinhos pré-vestibular, algumas disciplinas usam recursos de música para fixar um conteúdo.
A ludicidade é uma abordagem, é um recurso e um meio onde a informação atrai ao ponto de chamar a atenção do indivíduo e cria uma maneira de fixar na memória aquele momento.
O que ocorre é uma melhor aceitação da criança ao lúdico. É a forma natural dos primeiros contatos com a recepção de novas informações.
O tema é extenso para se discutir em um blog. Falo muito em meus workshops e cursos sobre este assunto e não devemos confundir com a recreação ou o lazer. São temas bem distintos, porém que se misturam e, às vezes, também se completam.

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